História do Laboratório de Análises

O Laboratório de Análises Clínicas Dra. M. Margarida Baptista R. Santos (CEDILAB) abriu as suas portas no dia 18 de Maio de 1987, nas suas instalações sitas na R. Dr. Justino Cúmano 21 r/c em Faro, sendo sua proprietária e directora técnica a Dr.ª M. Margarida Baptista R. Santos, licenciada em Farmácia pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa em 30/07/80 com a cédula profissional 6619 da Secção Regional de Lisboa e Especialista em Análises Clínicas pela Ordem dos Farmacêuticos com o n.º 758 em 11/12/85.

O Laboratório desenvolve a sua actividade na área das Análises Clinicas nas valências técnicas de Hematologia, Bioquímica, Endocrinologia, Imunologia, Alergologia, Microbiologia e Urianálise.

Os quadros de pessoal do Laboratório foram aumentando com a admissão de novos colaboradores de acordo com as necessidades de serviço, imposto em parte pela abertura dos 13 postos de colheita actualmente existentes.

O Laboratório foi estabelecendo várias convenções e acordos com diversas Entidades oficiais e particulares, sendo hoje detentor de numerosos acordos.

Desde 1998 que o Laboratório utiliza o tubo primário com a implementação de um sistema de código de barras, medidas estas tomadas no sentido de se evitar o erro humano, simplificar processos e diminuir o tempo de resposta.

Em 1 de Junho de 2002 procede-se finalmente à mudança para as novas instalações, ficando as antigas destinadas exclusivamente a Arquivo, Armazenamento de Consumíveis, Sala de Reuniões, Sala de Colheitas e salas de apoio ao Laboratório Central.

Em 26 de Janeiro de 2004 foi-nos concedida a Certificação pela APCER do Sistema de Gestão da Qualidade implementado em conformidade com a norma NP EN ISO 9001: 2000 e as Normas para o Laboratório Clínico da OF, que englobou o Laboratório Central e os Postos de Colheita.

Em Setembro de 2005 implementou-se um novo Sistema Informático: e-DeiaLab – Slice, em funcionamento actualmente, e que gere todas as áreas e equipamentos do Laboratório através de inúmeros terminais.

Em 15 de Novembro de 2006 foi-nos concedido o Registo pela Entidade Reguladora da Saúde para o Laboratório Central e Postos de Colheita.

O Laboratório tem estado ao longo dos anos em permanente actualização técnico-científica, com a participação em congressos, com formações dos colaboradores e com a renovação de equipamentos e técnicas a todos os níveis.

A 10 de Dezembro de 2009 foi-nos renovada e concedida a Certificação pela APCER do Sistema de Gestão da Qualidade implementado, agora em conformidade com a nova norma, NP EN ISO 9001: 2008 e as Normas para o Laboratório Clínico da OF, que englobou mais uma vez o Laboratório Central e os Postos de Colheita.

O Laboratório para além de ter implementado um Controlo de Qualidade Interno, participa também em Programas de Avaliação Externa da Qualidade, tais como Controlo de Qualidade Externo do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, no Labquality Programme – Controlo de Qualidade Externo Finlandês e no RIQAS - Controlo de Qualidade Externo da Randox International, de modo a assegurar continuamente a qualidade dos resultados analíticos obtidos.

Em 30 de setembro de 2011 o Laboratório foi admitido como associado do LABOMI-Análises Clínicas e Laboratoriais ACE.

Em novembro de 2011 o Laboratório adquiriu novas instalações para o Posto de Colheitas de Alcantarilha.

A 18 de outubro de 2012 foi-nos renovada e concedida a certificação pela APCER do Sistema de Gestão da Qualidade implementado, em conformidade com a nova norma NP EN ISO 9001:2008 e as Normas para o Laboratório Clínico da OF.

Em abril de 2013 o Laboratório adquiriu novas instalações para o Posto de Colheitas da Fuzeta.

A partir de junho de 2013 o Laboratório alargou o seu horário de funcionamento para os sábados entre as 08:00 e as 13:00 horas.

Em 2015 e com o objetivo de melhorar continuamente e de ir ao encontro da satisfação dos nossos utentes o Laboratório alterou as moradas dos nossos Postos de Colheita da Luz de Tavira e de Tavira adquirindo instalações novas de forma a cumprir os requisitos regulamentares.

A partir de 1 de março de 2016 passámos também a funcionar aos sábados no nosso Posto de Colheitas do Montenegro.

Em 2016 foi novamente renovada e concedida a certificação pela APCER do Sistema de Gestão da Qualidade implementado em conformidade com a Norma NP EN ISO 9001:2008 e as Normas para o Laboratório Clínico da OF.

Em janeiro de 2017 o Laboratório estabeleceu uma parceria com o Laboratório de Anatomia Patológica IMP.

Em 18 de maio de 2017 o Cedilab faz 30 anos que abriu as instalações ao público.