Política da Qualidade

O Laboratório de Análises Clínicas Dra. M. Margarida Baptista R. Santos, Lda., através da sua Direção, estabeleceu uma Política da Qualidade baseada em comprometimentos que:

  • Asseguram e elevam constantemente o grau de satisfação e confiança dos nossos clientes.

  • Permitem o reconhecimento do Laboratório como credível, tecnicamente evoluído, ético, socialmente responsável e como uma referência.

  • Tornam assim, o “fazer qualidade” um ato diário implícito.

Comprometimentos

  • Realizar Análises Clínicas nas valências de Hematologia, Bioquímica, Endocrinologia, Imunologia, Alergologia, Microbiologia e Urianálise com a garantia do cumprimento da legislação em vigor e dos requisitos regulamentares aplicáveis às Análises Clínicas, nomeadamente o Manual de Boas Práticas Laboratoriais e as Normas para o Laboratório Clínico da Ordem dos Farmacêuticos.

  • Garantir a realização das fases pré-analítica, analítica e pós-analítica de modo a que, os utentes reconheçam o profissionalismo e o empenho de todos os colaboradores e manifestem uma melhoria contínua na sua satisfação.

  • Motivar e incentivar os colaboradores a participar na manutenção e na melhoria do SGQ implementado, de modo a cumprir os requisitos da NP EN ISO 9001:2008.

  • Tratar os nossos utentes com dignidade, respeito e consideração, garantindo um atendimento de excelência, através de uma equipa que está capacitada para atender de forma humanizada os diferentes clientes, sempre norteada pelos mais altos princípios humanos, éticos e de qualidade.

  • Assumir um alinhamento com as novas tecnologias.

  • Incrementar ações de Promoção de Saúde tendo em conta a nossa responsabilidade social.

  • Participar em Avaliações Externas da Qualidade, ferramenta essencial para a avaliação laboratorial, tais como INSA-Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, RIQAS (Controlo de Qualidade Externo da Randox Internacional) e Labquality (Controlo de Qualidade Externo Finlandês).

O Laboratório propõe-se cumprir a Politica da Qualidade através da concretização dos seguintes objetivos estratégicos:

  • Satisfação dos clientes.

  • Melhoria contínua dos processos.

  • Melhoria da visibilidade, imagem, instalações e tecnologias do Laboratório.

  • Envolvimento e motivação dos colaboradores.